fbpx

Saiba os impactos do planejamento e controle de obras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quando falamos em construir algum empreendimento, precisamos pensar cuidadosamente cada uma das etapas antes de começar a obra, isso pode gerar grandes impactos durante todo o processo da obra, garantindo métodos adequados para evitar prejuízos e garantindo que se chegue o mais perto possível dos resultados esperados.

Fazer uma análise de mercado pode ajudar a responder algumas perguntas, e também extrair dados para descobrir quais são os tipos de imóvel com maior procura no mercado e as necessidades específicas dos consumidores, bem como sua maneira de pagamento.

Após conhecer as necessidades do mercado, será a hora de ir em busca do terreno ideal, analisando principalmente o nível de impacto que as características dos terrenos poderão ter no desenvolvimento da obra. 

A verificação do solo é crucial para avaliar se não tem o risco de encharcar facilmente, o que pode atrasar a obra e a entrega do empreendimento.

A Mega Construtora em Goiânia, disse em seu site o seguinte texto: ‘Ter um projeto de execução de obras é fundamental para prever o quanto será gasto em materiais, equipamentos e serviços, tanto quanto a quantidade estimada de insumos que a construtora vai precisar’. 

Fazer orçamentos e escolher os melhores fornecedores que ofereçam mais vantagens, como agilidade na entrega do material, melhores preços e a certeza de que os materiais estarão em perfeitas condições para uso na hora certa.

A qualidade na construção civil vai muito além do que podemos ver. 

Para que um imóvel seja entregue com excelência, com acabamentos e materiais de qualidade, muitos processos precisam acontecer, desde o início do projeto até a finalização da obra.

Outro exemplo de construtora e a Gc Construtora que trabalha com projeto arquitetônico goiânia

Nos canteiros de obras funciona assim: 

  • Cada obra tem uma pessoa responsável que orienta toda a equipe, passando as instruções de trabalho e os requisitos que devem ser aplicados no dia a dia da obra. 
  • O responsável por orientar a equipe também faz a vistoria para ver se todos os requisitos estão sendo cumpridos, e mensalmente, a coordenação de qualidade, faz visitas para verificar o funcionamento dos setores da obra, como almoxarifado, segurança do trabalho, recursos humanos e a execução dos serviços.
  • Assim também outros aspectos são verificados e analisados para se alcançar a qualidade em tudo o que está sendo feito. Podemos destacar a contratação de mão de obra qualificada, o controle dos serviços realizados, a verificação da utilização adequada de equipamentos, a conferência do recebimento e armazenamento para garantir a qualidade dos materiais. 

O que é preciso para a construção de um empreendimento?

Projeto 

O início do projeto,  planejamento e em alguns casos, orçamentação é muito importante.

Se você quiser deixar sua casa mais bonita contrate a Vidraçaria Imperial que trabalha com Vidraçaria em Goiânia, e deixará sua casa muito mais bonita.

O conjunto de desenhos técnicos e respectivas documentações feitas por um Arquiteto, esses desenhos são conhecidos como planta da construção, e com ele você pode entender tudo sobre construção, o arquiteto faz uma pesquisa com o cliente, identificando seus gostos e objetivo para a casa nova.

Planejamento da obra

Muitas obras cometem erros e pulam essa etapa de planejamento, o que acaba causando diversos problemas, como atrasos no cronograma da obra.

Um planejamento de obra bem-feito causa um impacto positivo nos custos e prazos, pois tem a capacidade de antecipar problemas que só seriam identificados no canteiro de obras.

O planejamento é feito por 3 grandes etapas:

  1. Estudo de viabilidade da obra
  2. Orçamento da obra
  3. Cronograma financeiro

Fundação

A fundação é a estrutura que sustenta todo o peso da edificação e de forma planejada distribuída ao solo. 

Assim, não é somente preciso uma boa fundação, mas de um terreno apropriado, com muita resistência.

Existem as fundações superficiais e as fundações profundas.

Fundações Superficiais

  • Sapata
  • Bloco de fundação
  • Radier
  • Viga de fundação

Fundações profundas

  • Estacas
  • Tubulações
  • Caixões 

Realização dos pedidos dos materiais

Dentro da execução de obras, para garantir que tudo fique dentro do orçamento é importante manter o controle de todo o material que irá ser comprado. 

Para isso, a empresa contratada mantém o registro de tudo o que foi gasto na obra em todas as etapas da construção: seja estrutura, alvenaria, cobertura ou acabamento.

O engenheiro responsável pela execução de obras irá fazer os cálculos da quantidade necessária de cada item, com o objetivo de comprar somente o que irá utilizar, evitando o desperdício de materiais.