fbpx

Como organizar móveis como um especialista antes de se mover

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Organizar móveis pode ser uma tarefa difícil. Quando você se depara com uma sala vazia, preenchê-la de uma forma prática e esteticamente agradável pode parecer uma tarefa árdua. Mas, ao longo dos anos, os designers de interiores reconheceram uma série de princípios simples e fáceis de aplicar que funcionam. Basta seguir essas regras de bom senso e você descobrirá que organizar os móveis não é tão assustador, afinal.

Escolha um ponto focal

Nunca subestime o poder de um ponto focal em uma sala. Às vezes, eles aparecem naturalmente, como se você tivesse uma janela proeminente ou uma lareira embutida, enquanto outras vezes você mesmo pode precisar criá-los, como acontece com unidades de mídia e televisores. Seja qual for o ponto focal escolhido, tome uma decisão e seja fiel a ela. Você vai querer organizar os móveis ao redor dele, tanto quanto possível.


Não empurre móveis contra as paredes

O tamanho da sala ditará o quão longe você pode afastar seus móveis das paredes, mas mesmo em um espaço pequeno, você deve dar às peças um pouco de espaço para respirar, deixando alguns centímetros entre as costas das peças de mobiliário e o paredes. Apesar da crença popular, este pequeno espaço pode realmente fazer os quartos parecerem maiores. Claro, se você tiver um espaço maior, fique à vontade para organizar os móveis de forma que as áreas de conversação sejam criadas no meio da sala, deixando vários metros entre as paredes e os móveis.

Criar áreas de conversação

As pessoas deveriam ser naturalmente capazes de falar umas com as outras sem ter que torcer o pescoço ou gritar pela sala. Posicione os sofás e as cadeiras de frente um para o outro (não necessariamente de frente, mas próximos), de modo que fiquem perto o suficiente para que as pessoas possam conversar sem levantar a voz. Se a sala for muito grande, crie várias áreas de conversação.

Encontre o equilíbrio ao organizar móveis

O equilíbrio é sempre importante na decoração, e nunca mais do que ao organizar os móveis e outros itens em sua sala de estar. Considere o tamanho e a colocação das várias peças, certificando-se de não agrupar todas as peças grandes ou pequenas em uma área ou em um lado da sala, o que pode tornar o espaço desequilibrado e um pouco perturbador. Além disso, certifique-se de que haja variedade nas formas – se você tiver assentos retos, por exemplo, considere uma mesa de centro redonda.

Considere o fluxo de tráfego

Uma das coisas mais importantes a se considerar ao organizar os móveis em qualquer sala é o fluxo de tráfego. As pessoas não devem tropeçar nos móveis, ou umas nas outras, para passar pela sala. Certifique-se de que haja alguns centímetros (mais ou menos alguns centímetros) entre a mesa de centro e o sofá, e entre as cadeiras. Crie um caminho claro para que as pessoas possam andar de uma extremidade à outra da sala sem dificuldade, por isso sempre é importante buscar móveis planejados em porto alegre.

Use os tapetes do tamanho certo

Os tapetes devem ficar embaixo da mobília – toda a mobília, se você conseguir. Expor alguns pisos em torno das bordas da sala é bom, mas ao usar um tapete de área, certifique-se de que seja grande o suficiente para que todos os móveis em uma disposição de assento possam repousar sobre ele. No mínimo, você deseja que as pernas dianteiras de peças grandes fiquem no tapete (as costas podem ficar no chão, se necessário).

Pegue uma grande mesa de café

Quando se trata de mesas de centro, na maioria das vezes, quanto maior, melhor. Uma grande mesa de centro no meio de uma área de estar é ótima tanto para a estética quanto para a função. Atua como uma âncora para a sala e deixa bastante espaço para as pessoas colocarem as bebidas na mesa ou para você exibir os acessórios favoritos. Uma grande mesa também oferece acesso mais fácil a partir dos assentos ao seu redor. Dito isso, certifique-se de deixar espaço suficiente entre os assentos e a mesa de centro para as pessoas passarem (cerca de 45 centímetros). E se você não conseguir encontrar uma mesa de centro grande adequada, duas mesas menores ou outra alternativa de mesa de centro podem ser um bom substituto.

Coloque as tabelas no comprimento do braço


Cada assento deve ter fácil acesso a uma mesa lateral ou mesa de centro. Evite layouts que forcem as pessoas a se moverem de seus assentos para pousar ou pegar bebidas. Quando se trata de altura da mesa:

As mesas laterais devem ter aproximadamente a mesma altura que os braços da cadeira próximos (se isso não for possível, menor é melhor).
Para mesas de centro, a altura deve ser a mesma altura dos assentos da cadeira / sofá, ou inferior.

Que haja luz


A iluminação é um dos elementos mais importantes de qualquer sala e é negligenciada com muita frequência. Sempre use uma combinação de iluminação suspensa, luminárias de chão e luminárias de mesa (e arandelas, se possível). Um abajur fica ótimo no final de um sofá ou atrás de uma cadeira de acento. Os abajures ficam lindos em mesas laterais, prateleiras e até mesmo em cornijas. A iluminação deve ser colocada em níveis diferentes para ser devidamente balanceada, portanto, use uma variedade de luminárias à vontade em toda a sala.

Use a arte do tamanho certo

Coisas que estão penduradas na parede – seja arte, espelhos ou objetos escultóricos – precisam ser colocadas estrategicamente e em proporção aos móveis. Não pendure uma foto minúscula nas costas do sofá, por exemplo; em vez disso, use uma peça grande com aproximadamente dois terços do comprimento do sofá ou use um agrupamento de peças. Se você está absolutamente determinado a usar uma determinada peça de arte que é muito pequena, coloque-a em uma moldura maior com um grande fosco ao redor para que possa se manter quando posicionada perto de uma grande peça de mobiliário.

Juntando tudo


Quando se trata de organizar móveis e acessórios, é melhor planejar com antecedência se o seu plano envolver a compra de novas peças. Use um planejador de piso on-line ou papel quadriculado antigo para esboçar a planta de piso desejada. É a única maneira infalível de saber se as coisas vão se encaixar ou não da maneira que você deseja.