fbpx

As diferenças entre móveis planejados x modulados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você acabou de se mudar ou está querendo trocar seus móveis mais velhos, e após algumas pesquisas, surgiram dois termos, os planejados e modulados, mas o que significam esses termos? Qual tem mais vantagens?

Esse texto foi feito para ajudar quem está em duvida sobre essas perguntas

O que são móveis planejados?

São móveis criado sob as medidas exatas das necessidades e gostos do cliente e de seus cômodos da casa, ou seja, o projeto é exclusivo para seu ambiente.

Sendo um procedimento bem complexo, por todo o planejamento das medidas dos locais desejados do cliente, e pelo processo de passar essas medidas para peças modulares feitas em computação gráfica, para depois realizar os cortes das peças em maquinando industriais, geralmente sendo produzidas utilizando MDF, MDP ou compensado, com algumas opções de acabamentos, cores e texturas no fim da produção.

O que são móveis modulares?

Diferente dos planejados, os modulares são criados com medidas padronizadas, em formatos encaixáveis, ou seja, com um padrão de tamanhos e design pré-estabelecidos, e sendo bastante o comum entre os moveis produzidos em massa.

Vantagens dos móveis planejados

Se adaptam em qualquer lugar

A maior vantagem de um móvel planejado, sua capacidade de se adaptar a qualquer tamanho de ambiente, sendo bastante útil para pessoas que moram em apartamentos pequenos, e com cada vez mais dificuldade de conseguir se adaptar e se organizar com tão pouco espaço, ou seja com os planejados você consegue aproveitar totalmente o ambiente de sua casa.

Várias opções de acabamentos

Outra vantagem sempre citada, é a sua variedade de cores, texturas e matérias de que podem ser usados na produção, por ser um móvel feito com o pedido do cliente, e não uma produção em massa como os modulares, você, o cliente pode conseguir a cor que quiser, ou a textura que preferir, além disso existe a possibilidade de escolher outras partes como dobradiças, corrediças e puxadores.

Literalmente, sob medida

Como já foi dito, os planejados ajudam bastante no aproveitamento de espaços pequenos, e um dos motivos para isso é a possibilidade de ser produzido pensando nas necessidades do cliente, como por exemplo, dependo do tamanho da cozinha, você pode escolher se quer portas e gavetas, e o tipo de abertura, como portas de correr, basculante ou tradicional, ou tento a possibilidade de móveis retrateis e embutidos para a melhor utilização do espaço de paredes.

Assistência profissional

Por ser um processo complexo, a assistência de profissionais projetistas é quase obrigatória e sempre sendo oferecidos pelas lojas de móveis planejados, por serem os especialistas que irão elaborar os móveis e pensar na funcionalidade do espaço.

Pagamento facilitado

Sempre se discute os seus preços altos, e para isso as lojas criaram formas de facilitar o pagamento, com descontos para pacotes de cômodos e com pagamentos a longos prazos.

Pós-vendas e garantia

Outra vantagem a ser incluída, é a assistência e importância que as lojas dão aos seus clientes após a venda de um planejado, incluindo reparos futuros e substituições de peças, e com algumas lojas dando garantias permanentes.

Desvantagens dos móveis planejados

Alto custo

A desvantagem mais discutida são seus preços altos, algo que limita muito e que acaba levando muitas pessoas a preferirem os modulares, mas quando olhamos as vantagens entendemos o motivo desse preço elevado, mostrando a importância de fazer os cálculos em uma balança de economia e conforto ao longo prazo.

Prazo maior de entrega

Como eles são produzidos após seu pedido, todo o processo de planejamento até o final, pode demorar muito tempo, tendo um prazo de geralmente 30 a 45 dias, muito diferentes dos prontos em loja que só levam o tempo de a loja conseguir entregar.

Dica importante

Precisamos dizer que é sempre importante, pesquisar com quem está fazendo negócios. Algumas dicas como perguntar para quem já comprou esse tipo de móveis suas experiencias com tal loja, e sempre pesquisar na internet a avalição em sites de reclames.

Vantagens dos móveis modulados

Preço

Por serem produzidos em grandes quantidades nas fabricas e sendo enviados para muitas lojas, sempre essa diferença no preço, sendo bem mais baratos do que os planejados, sendo uma vantagem bem atrativa e que chama mais atenção para as lojas.

Tempo de entrega

Uma outra desvantagem dos planejados, que tem solução entre os modulados, é o tempo de entrega, por já estar pronto numa caixa numa loja, o tempo de entrega só depende do seu endereço e da organização do transporte do vendedor.

Tempo de montagem

Tendo também a vantagem da rápida montagem, por serem produzidos de forma de encaixe e com instruções no manual.

Facilidade de encontrar

Por último, uma vantagem é o quão comuns eles são de se encontrar, já que são peças fornecidas prontas e sem a necessidade de encontrar uma loja especializada para a confecção dos móveis.

Desvantagens dos móveis modulados

Restrições em relação ao design

Uma de suas desvantagens é a padronização de tudo nas produções, tendo um acabamento sempre muito igual, como exemplo, os puxadores. Ou seja, os consumidores são limitados a escolher os moveis sendo vendidos na loja.

Dimensões pré-determinadas

Outra desvantagem é a sua limitação com tamanhos, tendo suas dimensões já determinadas na loja, com poucas opções diferentes, fazendo os moveis modulados não terem o mesmo aproveitamento de ambiente dos planejados.

Conclusão

Ambos os planejados e modulados tem suas vantagens e desvantagens em cima do outro, então a melhor dica é fazer os cálculos sobre qual vale mais a pena para você e qual tem o melhor custo benefício.